Teoria da comunicação
A Comunicação
O homem, que a princípio se comunicava apenas com grunhidos e outros sons primitivos, a partir do momento em que passou a viver em sociedade, procurou novas formas de comunicação com seus semelhantes. Adotou a linguagem mímica, passando, a seguir, para a linguagem oral ao descobrir a combinação de sons que deram origem às palavras.
A linguagem escrita é uma conquista mais recente do homem. Segundo estudos, os primeiros povos a se utilizarem de sinais e símbolos foram os da Mesopotâmia nos anos 3.500 a.C. Hoje, a comunicação representa um importante processo social permitindo o relacionamento de qualquer grupo ou sociedade e, além de receber influências do meio físico, absorve traços culturais e psicológicos dos grupamentos humanos.
Apesar do desenvolvimento dos meios de comunicação, com a adoção de aparelhamento técnico especializado, sonoro e visual, a língua verbal é o mais importante meio de comunicação entre pessoas, representando-a individualmente ou reunidas em grupos ou classes. É através dela que se expressam idéias, sentimentos e comportamentos.
Seja qual for o tipo de linguagem - mímica, oral ou escrita - ela reúne um conjunto de código através do qual o emissor (interlocutor 1) se comunica com o receptor (interlocutor 2). Ao decodificar a mensagem, o receptor efetiva a comunicação. Assim, no processo tem-se um receptor que recebe a mensagem, um emissor que a emite e um canal de comunicação, que é o meio físico através do qual ela é transmitida. Para que exista a mensagem é preciso um tema, isto é, um motivo, que é a própria razão da comunicação.
Exemplo de comunicação visual:
1)Faixas amarelas contínuas em uma estrada de rodagem.
Emissor: Departamento Nacional de Trânsito.
Canal de comunicação: Visual.
Mensagem: É proibido ultrapassar.
Código: Sinal gráfico.
Tema: Impedir acidentes de trânsito nas estradas, através da proibição aos