Patrimónios Na Cidade de São Filipe
Trabalho Individual de Historia
Tema: Patrimónios Na Cidade de São Filipe
Cemitério dos Brancos
Elaborado por: Leila Gonçalves N:24 Turma: Humanística B
Docente: Alberto Nunes
Maio/2014
INTRODUÇAO
O trabalho que apresento encontra-se enquadrado no âmbito da disciplina de historia cujo o tema e património na cidade de são filipe proposto pelo professor alberto nunes.
Escolhi falar do cemitério dos porque ouço falar deste cemitério, mas não tenho qualquer conhecimento a cerca dele.
O meu objectivo e aprofundar mais o meu conhecimento e não só mas também transmiti-los aos meus colegas.
Julgo que estas informações aqui veiculadas vão ajudar a mim e aos meus colegas aperceber aquilo que e de facto a historia do cemitério dos brancos.
Capitulo 1
Património (Definição) - O Patrimônio é um conjunto de bens. Esse conjunto de bens pode pertencer a uma pessoa física ou jurídica. Enquanto pessoas físicas possuem um conjunto de bens e consumo (caneta, televisão, relógio, etc..) as entidades, pessoas jurídicas de fins lucrativos (empresas) ou de fins ideais (instituições), possuem outros tipos de bens (mercadorias, máquinas, instalações, etc..).
Patrimonio de São Filipe: casa bandeira, museu da memoria, casa memoria, igreija matriz( nossa senhora da conceicao), capela de nossa senhora do socorro, camara municipal, sobrados…
Cemitério dos brancos
Segundo documentos históricos, o cemitério privado ou dos “brancos” terá sido mandado construir no final da década de 40 do ano de 1800.
Quando foram proibidas sepulturas nas igrejas e nos adros em 1945, como forma de contornar esta medida, Francisco José Sacramento Monteiro, um dos ricaços da ilha e que tinha um sobrado na zona sul da cidade (Achada São Filipe), mandou construir um pequeno cerco sobranceiro ao mar para ali enterrar os mortos da família.
Dentro do cemitério ou ao lado, ainda existia na altura da sua edificação, a primeira igreja