Patrimonio na administrção publica
*ANIELE CAETANO
Resumo: Este artigo vem relatar que, o patrimônio público é um dos instrumentos mais importante, no qual envolve a administração pública, que constantemente busca seu desenvolvimento. É uma riqueza, ou seja, um bem, que cumpre necessidades coletivas dos cidadãos, os quais devem utilizá-los e preservá-los.
Palavras chaves: Patrimônio Público, Desenvolvimento e Preservação.
Patrimônio Público é a união dos bens que uma sociedade possui, sejam eles tangíveis ou intangíveis, suprindo as necessidades públicas. De acordo com SILVA “O patrimônio e um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculadas a uma pessoa física ou jurídica”. O patrimônio público é composto por um conjunto de diversas formas de representações, sendo elas em: moedas, bens imobilizados, instituições públicas, surgimentos pela própria natureza ou simplesmente criados pela ação humana, todas essas formas pertencem à administração pública, que de forma direta ou indireta utilizam no seu dia - a - dia. Existem diferenciações quanto às formas de utilização dos bens públicos, eles podem ser utilizados e acessíveis a todos os cidadãos em coletividade, porém existem certas restrições, uma vez que, quem administra tem o poder de aumentar ou diminuir o patrimônio público, desde que sejam cumpridas todas as legislações envolventes a cada ato proposto e aprovado por seus devidos representantes legais. A administração pública utiliza todos os tipos de patrimônio para melhor agir em seu município, sejam eles: veículos, terrenos, imóveis, máquinas, saúde e também a cultura, que nem sempre é vista como um patrimônio.
_________________________________ *Aniele Caetano – Acadêmica do 8º Período do Curso de Ciências Contábeis – Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM – 2011.
O uso de todos os patrimônios públicos por parte dos administradores serve como auxílio para desenvolver diversos setores patrimoniais, que conseqüentemente estarão buscando uma