Patologias
Neste estudo mostra a importância da identificação e conhecimento das causas de patologias tipo fissuras, trincas e rachaduras provocadas por recalque diferencial de fundação. Neste trabalho são analisadas as principais causas do surgimento de recalques diferenciais nos solos e como estes recalques podem provocar o aparecimento de danos nas edificações. O trabalho apresenta um estudo de caso, relativo a uma edificação real, na qual foi efetuado o relatório fotográfico juntamente com as possíveis causas e soluções para a Patologia em questão. Através da comparação bibliográfica foram estabelecidas conclusões sobre os eventos ocorridos e suas causas, analisando assim a importância do conhecimento das causas dos danos para uma correta apuração desta análise.
2. Objetivos
Objetivo Geral
Identificar os tipos de patologia de uma edificação proveniente do recalque diferencial de fundação, as formas de ocorrência, bem como as perdas de eficiência e apresentar os principais meios de prevenção e recuperação.
Objetivos Específicos
Pesquisar as causas de ocorrência, bem como as condições mais propícias para o aparecimento do recalque de fundação;
Identificar as patologias provocadas pela recalque e possíveis meios de prevenção;
Apresentar meios de recuperação das estruturas danificadas;
Mostrar a importância de um estudo do solo, quanto a investigação e tratamento preliminar da patologia
3. Revisão Bibliográfica
3.1 - Definições de patologia das construções.
A palavra Patologia significa em grego (páthos, doença, e logos, estudo), já normalmente utilizada em diversas áreas da ciência. Sua aplicação nas áreas de Ciências Biológicas é comumente utilizada, por se tratar de estudos investigativos referentes às alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos, provocados por doenças.
Na engenharia, a patologia nas