patologias do estomago
.É a inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago.
Pode ser classificada como aguda e crônica.
GASTRITE
.É caracterizada pelo aparecimento súbito dos sintomas, evolução rápida e facilmente associada a um agente;
.Estresse físico e/ou psíquico ;
.Medicamentos;
.Alimentos;
GASTRITE AGUDA
.Bactéria Helicobacterpylori;
.Sem sintomas;
.Outras causas:
.Gastrite autoimune;
.Gastrite reativa.
Outras formas de gastrite
.GastropatiaReativa: Este distúrbio é marcado pela hiperplasia foveolar, mudanças regenerativas glandulares e edemas da mucosa, neutrofilosbaixos . As causas da gastropatiareativa incluem injuria química, refluxo biliar e trauma mucoso conseqüente de um prolapso. São comuns após cirurgias gástricas que desviam o piloro, pode ser identificada através e uma endoscopia.
.Gastrite Eosinofílica: Essa forma de gastrite é caracterizada por danos tecidual associados a densos infiltrados eosinófilosna mucosa e na parte muscular, geralmente na região antrale pilórica, mas também se semanifestam em outras partes do trato gástrico. É causada por alergias tais como leite de vaca, algumas proteínas da soja e algumas reações a medicamentos.
.Gastrite Linfocítica: Afeta preferencialmente mulheres e causa sintomas não específicos, tais como dor abdominal, anorexia, náuseas e vômitos. Ela é idiopacamas também é causada por doenças celíacas, sugerindo um patogenia mediada pela imunidade.
.Gastrite Granulomatosa: Este termo é usado para qualquer gastrite que contenha granulomasou agregados de histiocitosepitelioides. A correlação com dados clínicos, endoscópicos, radiológicos e sorológicos são geralmente necessárias para o diagnostico.
tratamento
É feito com supressores do ácido gástrico como o Omeprazol, por exemplo. Este medicamento irá diminuir a acidez do estômago, diminuindo assim o desconforto que esta doença provoca;
Quando a bactéria H. Pylori estiver presente é importante erradicá-la com