Caracterização das funções inorgânicas
Professor: Jairo Esteves
Caracterização das funções inorgânicas
Data de realização da prática: 24 de julho de 2014
Data de entrega do relatório: 07 de agosto de 2014
I - Objetivo
Realizar algumas reações químicas envolvendo as principais funções inorgânicas (ácido, base, sais e óxidos) e comprovar algumas propriedades relacionadas às mesmas.
II - Introdução teórica
É denominado na química um grupo de substâncias com propriedades semelhantes de função. Na Química Inorgânica, ciência que trabalha com os elementos da Tabela Periódica com exceção do carbono, pode-se selecionar quatro funções principais: os ácidos, as bases, os sais e os óxidos, a partir de suas propriedades experimentais.
Pode-se, experimentalmente, identificar as diferentes funções inorgânicas com precisão por estas comportarem-se de modo distinto sob alguns procedimentos experimentais básicos. Por exemplo, segundo Arrhenius toda substância que em solução aquosa sofre ionização produzindo como cátion, apenas o íon H +, é um ácido (podendo ser classificando em oxiácido, quando possui oxigênio ou hidrácido, quando não possui). E todo composto que em solução aquosa sofre dissociação iônica, libertando como ânion, apenas o íon OH - (denominado oxidrila ou hidroxila), é uma base.
Já os sais são compostos que se dissociam, produzindo pelo menos um cátion diferente de H + e um ânion diferente de OH -. Em geral, os sais são resultados da reação entre um ácido e uma base (chamada reação de neutralização ou salificação). ÁCIDO + BASE SAL + ÁGUA
E por fim, os óxidos, os quais são responsáveis por grande parte dos compostos da química sendo eles formadores de inúmeras substâncias. Os óxidos são compostos binários, nos quais o oxigênio é o mais eletronegativo. Com isso, com exceção do Flúor, todos os demais elementos formam óxidos. Sendo assim, classificados de acordo com o número de oxidação:
Metais
Ametais
Óxidos básicos
+1;+2
x
Óxidos ácidos