Patologias da Coluna Vertebral
A coluna vertebral, também chamada de coluna espinhal, é uma estrutura composta por 33 ossos chamados de vértebras. As vértebras são articuladas umas às outras, e entre duas vértebras há um espaço chamado espaço intervertebral.
Do ponto de vista anatômico, a coluna vertebral é constituída por esses ossos. Entretanto, do ponto de vista clínico, quando falamos em coluna vertebral estamos implicitamente incluindo outras estruturas, como discos, ligamentos, nervos, medula espinhal, vasos sanguíneos, membranas.
Os discos são formados por uma substância gelatinosa, contida por uma cápsula fibrosa. Situam-se entre as vértebras, no espaço intervertebral. Há um disco para cada espaço.
Patologias da Coluna Vertebral
As patologias podem ocorrer por problemas nos ossos e em qualquer uma dessas estruturas que dão funcionalidade à coluna.
Entretanto, as principais são as seguintes:
-- Hérnias de disco
-- Alteração nas curvaturas naturais
-- Degeneração dos discos, ligamentos e vértebras.
A hérnia de disco, hoje bastante comum, é causada por uma lesão dos discos que compõem a coluna vertebral. Esses discos estão entre as diferentes vértebras e agem como amortecedor, a fim de absorver os choques.
As pessoas mais afetadas por uma hérnia de disco estão entre 25 à 45 anos.
Esta doença provoca dor intensa nas costas, sob a forma de lombalgia ou quando se irradia, dor ciática. A hérnia de disco requer sempre uma consulta médica.
Em geral, quando há hérnia de disco, o repouso é recomendado. O médico irá dar analgésicos e antiinflamatórios. Apenas nos casos graves de hérnia de disco que há a necessidade de cirurgia.
Nota-se que é possível sofrer de várias hérnias de discos em uma mesma pessoa.
Definição de Hérnia de Disco
A hérnia de disco é o deslocamento de um disco intervertebral. Em caso de um esforço muito grande e de má postura, a hérnia de disco pode aparecer quando a pressão é muito grande. Em geral, é ao nível dos discos 4 e 5