Hernia de Disco
A palavra hérnia significa projeção ou saída através de uma fissura ou orifício, de uma estrutura contida. O disco intervertebral é a estrutura cartilaginosa que fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral. Ele é composto de uma parte central, chamada núcleo pulposo ou liquido viscoso, de uma parte periférica composta de tecido cartilaginoso chamado anel fibroso e de uma parte superior e inferior chamado placa terminal. Portanto, a hérnia de disco é a saída do liquido pulposo através de uma fissura do seu anel fibroso.
Existe uma semelhança entre as hérnias cervicais e as hérnias lombares pelo fato de ambas apresentarem fragmentos do disco intervertebral que se deslocam devido as rupturas ocorridas na periferia do disco, gerando compressões das estruturas nervosas adjacentes A hérnia cervical segue um curso ou graduação que vai desde a degeneração do disco intervertebral até seu sequestro, passando por estágios de formação de prolapso e extrusão
A hérnia de disco é uma patologia muito frequente, devido ao esforço ou desgaste. Esse desgaste causa compressões na medula e levam ao comprometimento de sua raiz nervosa. Este trabalho objetivou avaliar a eficácia e a importância das incidências radiológicas de coluna para o diagnóstico precoce e no tratamento eficaz das patologias de coluna.
A importância desse estudo é mostrar a anatomia da coluna vertebral, suas incidências radiográficas e a importância da radiografia para detecção de patologias. Realizando esse estudo é possível observar as diferentes anatomias entre a coluna cervical, torácica e lombo-sacra, suas diferentes incidências radiográficas para estudo de cada uma, e a importância e contribuição da radiografia. Palavra Chave: Hérnia de disco, Coluna Vertebral, Cervical, Torácica, Lombar, Incidências radiográficas, Patologia, Radiografia.
1. INTRODUÇÃO
1.1 Radiologia Convencional
A Radiologia convencional segue sendo a técnica de diagnóstico por imagem mais utilizada, sobretudo