patologias da coluna vertebral
CERVICALGIA MECÂNICA
Define-se com este nome a dor localizada na parte posterior do pescoço e superior das escapulas ou zona dorsal alta, que não se acompanha de sinais característicos de radiculalgia.
Cervicalgia aguada ou torcicolo
De aparecimento súbito, se acompanha dde dor intensa e limitação importante ou total da mobilidade do pescoço.
Sua etiologia pode ser um movimento brusco geralmente ( de rotação), uma postura forçada do pescoço durante o sono, o frio intenso ou a exposição constante a uma corrente de ar (por exemplo, no carro com a janela aberta).
Esta cervicalgia é muito dolorosa, porem com um tratamento adequado, pode regredir tatalmente em poucos dias. Cervicalgia crônica
Denomina-se assim a dor cervical moderada e persistente sem radiculalgias, e sua causa é sempre a contratura muscular dos extensores do pescoço, isto é, trapézio superior, os esplênios e a musculatura posterior da nuca.
Uma patologia determinante de cervicalgia crônica é a espondiloartrose cervica. À avaliação radiológica, esta patologia mostrará osteofitose e perda da altura do disco. Como geralmente é assintomático, sera conveniente desmistifica-la diante do paciente, tirando-lhe a importância e informando-o da grande incidência que este problema degenerativo tem na maioria da população que alcança uma certa idade, sem que tenha maiores consequências.
Na cervicalgia crônica, junto com a dor e a contratura, pode se observar uma retificação da lordose fisiológica, e uma limitação moderada da mobilidade do pescoço.
Tratamento
Os objetivos da fisioterapia serão:
- Diminuição da dor
- Recuperação da mobilidade do pescoço
- Fortalecimento da musculatura
- Evitar as recidivas.
NEURALGIA CERVICOBRAQUIAL
Denomina-se assim à dor cervical que se acompanha de dor raticular na extremidade superior. A causa desta radiculalgia será a compressão de uma raiz nervosa em um ou vários níveis da coluna cervical.
Esta compressão nervosa