PATOLOGIAS DA ALVENARIA
1. PATOLOGIA fissuras ocasionadas por recalque
SINTOMAS: FISSURAS NOS BLOCOS
CAUSA: AS FISSURAS EM PAREDES CAUSADAS POR RECALQUE DE FUNDAÇÕES OCORREM QUANDO EXISTEM MOVIMENTAÇÕES DIFERENCIAIS NAS FUNDAÇÕES QUE EXCEDEM À CAPACIDADE RESISTENTE DAS PAREDES DE ALVENARIA. ESTAS MOVIMENTAÇÕES PODEM SER ORIGINADAS POR FALHA DAS ESTRUTURAS DE FUNDAÇÃO OU POR RECALQUES DO TERRENO. PRÉDIOS DE ALVENARIA SÃO ESTRUTURAS RÍGIDAS COM POUCA TOLERÂNCIA PARA ABSORVER DEFORMAÇÕES. AINDA QUE PAREDES DE ALVENARIA TENHAM UM ALTO MOMENTO DE INÉRCIA PARA CARGAS VERTICAIS EM FUNÇÃO DE SAU ALTURA, SUA BAIXA RESISTÊNCIA À FLEXÃO E AO CISALHAMENTO PROVOCAM FISSURAÇÃO À MÍNIMA DEFORMAÇÃO OCORRIDA. A PEQUENA TOLERÂNCIA DAS ALVENARIAS ÀS MOVIMENTAÇÕES DEPENDE DE ALGUNS FATORES, TAIS COMO O TIPO DE ESTRUTURA; SUA ALTURA E RIGIDEZ; SUA UTILIZAÇÃO, CARGAS E LOCALIZAÇÃO; EVENTUAL PRESENÇA DE ABERTURAS E JUNTAS; E, A MAGNITUDE, VELOCIDADE E DISTRIBUIÇÃO DOS RECALQUES.
DIAGNÓSTICO: AS FISSURAS POR RECALQUE DE FUNDAÇÕES TÊM COMO CARACTERÍSTICA UMA ORIENTAÇÃO PREDOMINANTEMENTE INCLINADA E POR ISSO, MUITAS VEZES, CONFUNDIDAS COM FISSURAS POR DEFORMAÇÃO DE ELEMENTOS DA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO. OUTRA CARACTERÍSTICA DAS FISSURAS POR RECALQUE DE FUNDAÇÕES É A TENDÊNCIA A SE LOCALIZAR PRÓXIMAS AO PAVIMENTO TÉRREO DA CONSTRUÇÃO, EMBORA ISTO NÃO SEJA UMA REGRA. SÃO ADOTADAS CINCO CONFIGURAÇÕES TÍPICAS DE FISSURAS EM PAREDES DE ALVENARIA CAUSADAS POR RECALQUE DE FUNDAÇÕES: SEGUNDO UM EIXO PRINCIPAL, FORA DE UM EIXO PRINCIPAL, VERTICAIS EM PEITORIS DE JANELAS POR FLEXÃO NEGATIVA, VERTICAIS JUNTO AO SOLO POR RUPTURA DAS FUNDAÇÕES E INCLINADAS DEVIDAS A RECALQUES DIFERENCIAIS EM PRÉDIOS ESTRUTURADOS.
RECUPERAÇÃO: se o movimento DIFERENCIAL continua, a recuperação DA ALVENARIA AVARIADA será ineficiente, devendo ser feita somente após a stabilização do movimento ou da obra. Medidas devem ser adotadas para combater o recalque do solo, tais como: