Patologias biológicas e químicas
Bolor: É o desenvolvimento de microorganismos capazes de deteriorar pinturas e revestimentos. Os principais agentes causadores são:
-Umidade: Necessitam de um teor de umidade elevado no material onde se desenvolvem, ou de uma umidade relativa bastante elevada no ambiente (maior que 75%). Os lugares mais comuns para a ocorrência são banheiros, cozinhas e fachadas.
-Temperatura: esses organismos se desenvolvem bem entre 10 e 35 graus C.
-Ausência de insolação e ventilação
-O crescimento é intensificado em trincas e temperaturas elevadas
-A falta de manutenção é outro fator crucial para o aparecimento do bolor.
Crescimento vegetal: A vegetação cresce em locais onde haja acúmulo de pó e matéria orgânica em reentrâncias nas alvenarias. Primeiramente, compromete somente o aspecto estético, podendo posteriormente alterar a qualidade dos materiais e causar maiores danos à estrutura.
Patologias Químicas
Eflorescência: É um depósito cristalino de sais solúveis em água sobre a superfície da alvenaria. Manifesta-se na forma de manchas de cores claras. Se a formação ocorrer abaixo da superfície, provocando fissuras, é chamado de criptoflorescência. Pode ser formado por:
-dissolução de sais presentes na alvenaria ou terreno
-migração da água, arrastando os sais até a superfície
-evaporação superficial da água, cristalizando os sais que estavam dissolvidos
Umidade: Uma das mais ocorridas entre as patologias, a umidade nas alvenarias, pode causar diversos problemas, estes, na maioria das vezes, estéticos. Ela pode se originar principalmente:
-A água pode ser absorvida pela estrutura e percolar através da alvenaria;
- A água da chuva pode penetrar na parede. O problema pode aumentar se houver trincas e fissuras na parede;
-Caso alguma tubulação de água estiver rompida;
Caso o reboco seja poroso, reterá água, e esta irá atravessar a parede. Se tratando de paredes de tijolo à vista, a causa de infiltração é devido às juntas mal