trab patologias do concreto
DEISE
ELCIMARA AMORIM DE JESUS
HÉLIO
KLEIDE
RONALDO
TIARA
TÉCNICAS RETROSPECTIVAS
PATOLOGIAS DO CONCRETO
SALVADOR
Maio / 2014
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo identificar evidências de patologias do concreto em edificações da cidade de Salvador e analisar suas possíveis causas. Essa atividade está inserida como parte do processo de avaliação da disciplina Técnicas Retrospectivas, ministrada pelo Prof. Ernesto Carvalho.
1. Origem das patologias do concreto
O concreto é amplamente utilizado na construção civil, seja em elementos estruturais, bem como em revestimentos. Apesar de existirem vários estudos e técnicas de controle de qualidade deste material, ainda ocorrem inúmeras falhas em sua produção, que associadas aos fatores de degradação intrínsecos e extrínsecos comprometem a sua estabilidade e consequentemente podem trazer não somente danos materiais, mas principalmente podem comprometer a segurança das pessoas.
No processo de fabricação do concreto, seja in loco ou em fábricas, existem normas técnicas que devem ser seguidas para garantir a segurança e maior durabilidade do concreto, porém, muitas vezes os profissionais da construção civil não atendem a estas normas, seja por desconhecimento ou por negligência, usam materiais de qualidade aquém das especificações indicadas e comprometem a segurança da edificação. Além disso, os elementos de degradação que irão agir durante a vida útil dessas estruturas, como a umidade, a corrosão das armações metálicas, o vento, o calor agirão em conjunto acelerando o processo de degradação.
Segundo Souza e Ripper (1998), as falhas na produção do concreto podem causar transtornos na utilização da construção e gerar mais custo com a manutenção, algumas dessas falhas são: elementos de projeto inadequados (má definição das ações atuantes ou da combinação mais desfavorável das mesmas, escolha inadequada do modelo analítico, deficiência no cálculo da estrutura ou na