Patologia
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Ciências e Tecnologia de Alimentos
Engenharia de Aquicultura
Relatório das Aulas Práticas na Disciplina de Patologia de Organismo Aquático
Florianópolis/SC
2013
As duas aulas praticas desenvolveu estudos sobre parasitas, desenvolvendo técnicas de detecção de enfermidades em mexilhões Perna perna e crustáceos. Atualmente a aquicultura mundial vem sofrendo com o aparecimento de algumas enfermidades nos animais, algumas das quais responsáveis por mortalidade em massa. A Primeira aula pratica foi no intuito de identificar parasitas que causam a bucefalose ou enfermidade “laranja”. Dentro do ciclo de vida do Bucephulus sp. O mexilhão se encontra-se como 1º hospedeiro intermediário, o método aplicado foi a obtenção de tecidos das gônadas e brânquias do animal além de partes do intestino e músculo adutor. Após a obtenção de tecidos estes foram avaliados sobre microscopia de luz para identificar possíveis parasitas.
Na aula praticas de enfermidades em crustáceos foi feita no LCM, durante o período fomos orientados pelos alunos de mestrado Gabriela do Vale e doutorado Bruno Correa na identificação de bacterioses em crustáceos através da analise microbiológica ou através de diagnostico sintomatológico e parasitológico, afim de confirmar a presença de bactérias nos camarões amostrados do laboratório foi feita a extração da hemolinfa e do hepatopancreas no intuito de semear os meios em TCBS (contagem de Vitrio).Também foi apresentados outros métodos através do diagnostico sintomatológico,como apresentação de sintomas como :estágio de muda, coloração da parte ventral coloração da Hemolinfa, presença de melanização, alteração no rostro.
Nestas duas aulas foi possível aprender e compreender identificar as enfermidades nos moluscos e em crustáceos. Na aula pratica foi muito positivo as experiências, para que possamos identificar as enfermidades e compreender o ciclo de vida dos