patologia
HPV = papilomavírus.
Os tipos de vírus HPV são capazes de infectar a pele ou as mucosas. Exitem mais de 100 tipos diferentes, e cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital
2 – HPV E CANCER DO COLO DO UTERO
A – QUAL A RELAÇÃO ENTRE HPV E CANCER?
A infecção pelo HPV é bastante frequente, mas transitória, regredindo espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste é causada por um tipo viral oncogênico, com potencial para desenvolver câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.
B – Quais são os tipos de HPV que podem causar câncer?
Pelo menos 13 tipos de HPV são considerados ocongênicos, apresentando maior risco de provocar infecções persistentes e estar associados a lesões precursoras.
Dentre os HPV de alto risco, os 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.
Já os HPV 6 e 11, encontrados em 90% dos condilomas genitais e papilomas laríngeos, são considerados NÃO ONCOGENICOS.
C – O que é câncer do colo do utero?
É um tumor, e ele se desenvolve a partir de alterações no colo do útero. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras e são totalmente curáveis na maioria das vezes.
Se não forem tratadas, podem demorar muitos anos para se transformar em câncer.
As lesões precursoras ou o câncer em estagio inicial não apresentam sinais e sintomas, mas conforme os avanços dessa doença podem aparecer sangramentos vaginal, corrimento e dor, não necessariamente nessa ordem. Nesse caso, é importante relevar a importância de procurar saber sobre os sinais e sintomas em um posto de saúde, e se for o caso, iniciar o tratamento.
D – Qual é o risco de uma mulher infectada pelo HPV desenvolver câncer do colo do útero?
- Aproximadamente 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV.
- 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos.
Comparando-se esse dado com a incidência anual de aproximadamente 500 mil