Patente Sustentável
Patente Sustentável ou patente verde, são aquelas realizadas no intuito de poluir menos o meio ambiente, reduzindo o impacto ambiental, causado pela poluição. Criando ações que protegem o meio ambiente, garantiremos o cuidado do nosso ambiente natural.
O que causa desconforto aos seus criadores é o fato de que em média um pedido de patente leva cinco anos e quatro meses para ser analisado pelo INPI. Considera-se que concessão rápida de patentes na área, tem uma relevante importância, porque incentiva a criação de outras patentes, e o mundo precisa desse incentivo que garante ao criador um investimento para sua implantação.
Segundo reportagem no site origemsustentavel.org.br
"A necessidade de medidas eficazes para tecnologias sustentáveis fez com que o INPI reduzisse o tempo de exeme das solicitações de patente de invenção nas categorias Energias Alternativas, Conservação de Energia, Gerenciamento de Resíduo, Agricultura e Transporte , de dez a dois anos, no máximo."
No Brasil, o INPI conferiu a primeira patente sustentável do Brasil ao inventor de um processo de tratamento de resíduos sólidos que gera energia elétrica, reduzindo o impacto ambiental. O seu processo realiza a combustão com ausência de oxigênio, reduzindo a produção de gases tóxicos, como monóxido de carbono e os óxidos de enxofre e de nitrogênio.
Outro exemplo de patente sustentável é o Gerador de energia auto-sustentável. Patente de invenção, compreendido por gerador de baixa rotação (1) , que produz energia para alimentar tomadas elétricas de saída do sistema para uso externo e entrada do nobreak. Além da produção do gerador para sua auto-sustentabilidade sobra energia para uso externo.
A criação de patentes sustentáveis, tem sido tendência no planeta e fundamental para resoluções de problemas relacionados degradação do meio ambiente. Sustentabilidade é o caminho para a melhoria de vida e conservação do planeta.