Motivação
Este trabalho mostra a importância da implantação da brinquedoteca no processo de humanização hospitalar. A brinquedoteca é um ambiente privilegiado, onde crianças e adolescentes são incentivados, mediante o desenvolvimento de atividades lúdicas, a expressarem seus sentimentos de forma livre, espontânea e criativa. Poderão ser utilizados, para tanto, jogos, materiais pedagógicos e brinquedos ou atividades que colaborem no desenvolvimento integral da criança.
Brinquedoteca hospitalar é um espaço alternativo que oferece às crianças e adolescentes a rica oportunidade de desenvolverem suas potencialidades. Dá condições de lidarem melhor com suas limitações, estabelecendo relações sociais mais adequadas com a equipe multiprofissional.
2 PROBLEMA
Não é fácil implantar, dirigir e manter a qualidade dos serviços prestados em uma brinquedoteca. Este é, sem dúvida alguma, um trabalho que requer pessoas qualificadas, necessitando de uma equipe que seja bem preparada e responsável. Geralmente, o sentimento inicial ao se montar uma brinquedoteca hospitalar é um misto de alegria e de inquietação. A equipe envolvida tem o firme propósito de interagir com as crianças, cuidando dos brinquedos e tendo muita paciência em reorganizá-los após as interações. É preciso ter muito cuidado, também, com a higienização dos materiais utilizados na brinquedoteca, para que não ocorram infecções cruzadas.
Pensando-se em termos globais, existe um número expressivo de brinquedotecas que fecham em decorrência das dificuldades em mantê-las funcionando adequadamente, o que evidencia, ainda mais, a importância e os cuidados inerentes a este trabalho.
O problema específico desta pesquisa é: Como montar uma brinquedoteca hospitalar?
3 JUSTIFICATIVAS
3.1 Justificativa científica
A brinquedoteca hospitalar oferece a possibilidade de atuação de equipe multiprofissional. Possibilita assim, a ampliação do mercado de trabalho. Destaca-se aqui, de maneira especial, a