Pastoral da Criança: O Trabalho Social feito com famílias
O Trabalho Social feito com Famílias
Cláudio Barbosa dos Santos
Tutora Externa: Bruna de Figueiredo Chahoud Bastos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES0090) – Modulo V
25/06/2013
RESUMO
A Pastoral da Criança é uma organização comunitária com abrangência nacional que leva adiante um trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. Objetivando-se transmitir alguns aspectos relevantes sobre essa organização procurou-se relatar quando e em quais circunstâncias se deu o seu surgimento, destacar o seu caráter de organização solidária e a importância das suas ações básicas no processo de promoção humana, de forma sistemática afim de mostrar-se o grau de importância dessa organização no que diz respeito à luta pela garantia de direitos básicos.
Palavras-chave: Ações Básicas. Promoção Humana. Solidariedade.
1 INTRODUÇÃO
O surgimento de organizações solidárias e de cunho social é um fato que tem se mostrado de forma muito frequente nos últimos tempos devido ao quadro atual da sociedade, principalmente no que diz respeito ao enfraquecimento do Estado de bem-estar social e pelo grande fortalecimento do mercado, fatores que geram gigantescas desigualdades sociais, insuficiência do trabalho, grandes taxas de desemprego, dentre outras adversidades.
Essas organizações se caracterizam por serem formadas por voluntários, pessoas que dedicam parte do seu tempo, movidas por interesse pessoal e espírito cívico, sem remuneração alguma a atividades que visam o bem-estar social ou outros campos.
Nesta perspectiva, uma organização de perfil conceituado apresenta um papel de grande relevância no que diz respeito à luta contra as adversidades impostas pelo Sistema àqueles que são menos favorecidos: a Pastoral da Criança, uma organização comunitária com abrangência nacional que leva adiante um trabalho baseado na solidariedade e na partilha do