Levantamento de km
DA
PASTORAL
DA
CRIANÇA
Lições da Pastoral da Criança
ENTREVISTA COM ZILDA ARNS NEUMANN
Rodolfo Bührer
“O grande ideal da Pastoral é reduzir a mortalidade infantil e ensinar as mães a cuidar das crianças”.
N
A ELABORAÇÃO deste dossiê a respeito da fome e da desnutrição no Brasil não poderia faltar uma informação minuciosa sobre o trabalho da Pastoral da Criança. Organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para atuar principalmente nas camadas mais pobres da sociedade, essa Pastoral presta inestimável contribuição na luta contra graves mazelas sociais, como a mortalidade infantil. Por isso, por demonstrar na prática como se deve e se pode contribuir para resolver alguns problemas que atormentam os brasileiros, a Pastoral da Criança ocupa hoje uma posição Dra. Zilda Arns. de destaque na vida nacional. Devido à sua atuação intensa e à sua criatividade no cumprimento de seus objetivos, a Pastoral da Criança é considerada internacionalmente como uma iniciativa que merece ser aplicada em países que enfrentam problemas similares aos do Brasil. Para conhecer essa lição e a extraordinária trajetória da Pastoral, E STUDOS AVANÇADOS entrevistou em março a doutora Zilda Arns Neumann, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança. (Marco Antônio Coelho)
Teotônio Roque
ESTUDOS AVANÇADOS 17 (48), 2003
63
ENTREVISTA
COM
ZILDA ARNS N EUMANN
ESTUDOS AVANÇADOS – Doutora Zilda, como foi possível organizar a estru-
tura da Pastoral da Criança, que atende a mais de um milhão e meio de crianças com menos de seis anos de idade, e a quase oitenta mil gestantes, além de realizar outras atividades sociais em 3.549 municípios? Deve-se isso ao apoio da CNBB e à Igreja Católica? Em outras palavras, como aconteceu esse milagre?
Zilda Arns – Naturalmente, a CNBB sempre deu todo o apoio à Pastoral da Criança. Mas, ela conquistou esse espaço por conta própria, movida pelo amor e acreditando na causa. Aos poucos,