Empreendorismo social
CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL
EMPREENDORISMO SOCIAL
Barra do Garças
2010
EMPREENDORISMO SOCIAL
Trabalho apresentado para fins de avaliação parcial na Disciplina de Seminário Temático I do Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Orientador: Prof.ª Sérgio de Goes Barbosa, Adarly Rosana Moreira Goes, Márcia Bastos de Almeida, Giane Albiazetti.
.
Barra do Garças
2010
Introdução O empreendedor social é a pessoa que tem o perfil de ajudar a provocar mudanças sociais. O mesmo visa não gerar lucro, mas ganhar em qualidade de vida. Assim, pode-se dizer que empreendedores sociais são reformadores e revolucionários que, em vez de buscarem melhorar sua própria vida financeira, buscam melhorar o ambiente inteiro por suas ações. Tais pessoas com tino para a ajuda social praticam um tipo de empreendedorismo social, baseado em certas características, que elevam o padrão de vida de comunidades.
Desenvolvimento No tocante ao Empreendedorismo Social é uma vertente do empreendedorismo em que os atores, em vez de trabalharem para mudar alguma situação particular, inovando para criar produtos ou serviços cujo fito seja o lucro, empregam recursos financeiros, emocionais, criativos, inovadores para melhorar o ambiente em que vivem. Para Melo Neto e Froes apud Aveni, o empreendedorismo social apresenta pelo menos cinco características, que o diferencia dos outros tipos de empreendedorismo: é coletivo e integrado; produz bens e serviços para a comunidade local e global; tem o foco na busca de soluções para os problemas sociais e necessidades da comunidade; sua medida de desempenho são o impacto e transformação social; visa a resgatar pessoas da situação de risco social e promovê-las, e a gerar capital social, inclusão e emancipação