Resenha crítica: Empreendorismo: Do herói Schumpteriano ao Executivo de Sucesso, de Wilson Trevisan, Maria Cristina Sanches Amorim e Flávio Morgado.
497 palavras
2 páginas
TREVISAN, Wilson; AMORIM, Maria Cristina Sanches; MORGADO, Flávio. Empreendorismo: Do Herói Schumpteriano ao Executivo de Sucesso. Revista Pensamento & Realidade, São Paulo, v.26, p. 3-14, 2011.O artigo Empreendorismo: Do herói Schumpteriano ao Executivo de Sucesso, de Wilson Trevisan, Maria Cristina Sanches Amorim e Flávio Morgado. É composto por inicialmente por resumo, palavras chaves e abstrat e compõe o desenvolvimento: introdução, tópicos de fundamentação: O empreendedor, O Intraempreendedor, e finalização: Conclusão e Referências Bibliográficas.
O artigo tem como objetivo fazer uma análise sobre os termos usados na literatura sobre empreendorismo em relação à gestão organizacional. O empreendorismo anteriormente era conhecido como alguém que incentivava brigas, depois passou a indicar a pessoa que criava e produzia projetos e empreendimentos. Já hoje em dia o termo empreendorismo é utilizado para conceituar o empresário que investe seu capital em algo, assumindo riscos. O autor enumera de acordo com os anos diversos autores e definições sobre o empreendorismo, e da maior enfoque há Schumpeter (1883-1950). Schumpter focou o desenvolvimento econômico, e elaborou uma teoria de grande influência e importância. O termo intraempreendorismo, também conhecido como empreendorismo interno e empreendorismo corporativo, é uma pessoa ou uma equipe tomarem iniciativas sabendo do risco que estão correndo e criando oportunidades para aumentar o crescimento da organização e sua melhoria. Este termo esta sendo usado para ilustrar um comportamento e não mais como função organizacional como anteriormente. Os autores expuseram um gráfico informando as diferenças entre empreendorismo e intraempreendorismo, e o que mais diferencia são o grau de risco assumido e o grau de autonomia durante o processo de empreender.
Utilizam-se de diversos autores para descrever os termos em destaque, apoiado em fontes literárias.
Os autores concluem que após a verificação de literatura