Pasta de estágio em educação especial
Este Relatório teve como objetivo analisar a importância no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino. Mostrar a sociedade, a importância de acolher pessoas com necessidades especiais e conscientizá-los de que as mesmas têm o direito de igualdade. Encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente como um todo.
Esse estágio se justifica pelo fato de oferecer uma contribuição para melhor entendimento do que venha a ser o processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino, não só para alunos e professores e familiares, mas para toda a comunidade.
Meu objetivo é reconhecer, entender e analisar a prática da inclusão no ensino regular. Pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educados, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial. Se não nos acostumarmos nesta nova visão educacional, não conseguiremos romper com velhos paradigmas e fazer a reviravolta que a inclusão propõe.
Sabe-se que para que a inclusão aconteça, é necessária a implantação de equipe no trabalho de gestão escolar, estabelecendo uma parceria de trabalho entre professores, pais e alunos, o trabalho em equipe contribui para melhoria da gestão, pois as tarefas não ficam apenas sob a responsabilidade da direção da escola. A contribuição de todos, é caracterizada como Gestão Democrática.
A construção do presente relatório é importante para a nossa prática como futuros professores de uma escola inclusiva.
Refletiremos sobre o processo educativo na perspectiva da inclusão, como também identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados às necessidades educativas especiais.
2.ANÁLISE DO ESTÁGIO
2.1. PLANEJAMENTO
Os