Passos para liderança
A motivação é a mistura de um processo psíquico e fisiológico que é resultado ou que depende das atividades do sistema nervoso, tanto quanto das atividades de cognição, responsável pelas variações de estados de atenção, vigília e despertes de uma pessoa, garantindo assim o combustível enérgetivo necessário para que se alcance um determinado objetivo dentro de uma atmosfera ou de um ambiente proposto.
Argyris, afimar que a pessoa passa pelas seguintes etapas para alcançar a maturidade:
1. Passivo para ativo;
2. Dependência para independência;
3. Poucos modos de comportamento para capacidade de comporta-se de vários modos;
4. De interesses dispersos e superficiais para interesses mais profundos e intensos;
5. Perspectivas de tempo curta para perspectivas de tempo longa;
6. Posição de subordinado para posição de igual ou superior;
7. Falta de consciência de si para consciência e controle de si.
Maslow defende que o comportamento motivacional do indivíduo é explicado pelas necessidades humanas. Percebe-se que a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal. O papel do líder é descobrir em que nível de necessidade seu liderado se encontra. Para ele, as necessidades dos seres humanos transpostos. A teoria das necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (necessidades de autorrealização).
As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. A necessidade de estima envolve a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status,