passo a passo para uma redação
Introdução
Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.
Desenvolvimento
Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.
Conclusão
Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.
1) Formule perguntas
Sabe aquela sensação desagradável de ficar olhando para a folha sentindo um frio na barriga sem saber por onde começar a escrever, aquele momento em que as ideias tiram férias e somem da sua mente? Bom, ficar olhando para a folha não vai resolver a situação: é preciso incentivar a sua mente a trabalhar nos argumentos e, para tanto, basta fazer uma coisa simples: formule perguntas para você mesmo. Faça perguntas sobre o tema para você próprio (pergunte-se como, por que, exemplos, causas, consequências) e as respostas vão aparecer naturalmente e vão se transformar nas ideias e nos argumentos.
2) Saiba escolher o título
A escolha do título é a última coisa que você vai fazer em sua redação, já que ele precisa estar de acordo com o seu texto. Vamos supor que o tema seja “A democracia no século XXI” e você terminou a conclusão escrevendo: “Portanto, os movimentos sociais são o reflexo de um povo que clama pela democracia”. Não use o próprio tema para