Redação passo a passo
Um bom texto argumentativo pressupõe alguns elementos básicos, como a construção de um bom repertório e atenção com as antologias selecionadas. Tomar consciência deles ajuda numa preparação adequada para os exames.
1Abordagem e ponto de vista
Exames vestibulares que apresentam antologias acabam por delimitar as abordagens do tema geral. Para o candidato, a antologia determina a objetividade com a qual deverá ser tratado o tema. E essa objetividade é uma das maiores cobranças das principais bancas avaliadoras. Considera-se bom o texto que consegue desenvolver uma tese a partir de considerações e argumentos legítimos e reconhecidos cientificamente, ou seja, distantes da experiência pessoal do autor, mas confirmados por especialistas no tema tratado. A prova de redação apresentada pelo Enem, em 2007, solicitava do candidato o desenvolvimento de uma dissertação a partir do seguinte tema: O desafio de conviver com a diferença. Quando o tema se mostra tão amplo, mais uma vez a abordagem determina o sucesso da redação. Vejamos este exemplo, extraído do parágrafo inicial de um candidato daquele ano:
“RESPEITO À VIDA
Durante bilhões de anos, segundo Darwin, a vida vem se diferenciando por meio de processos evolutivos através dos quais surgiu o homem. Portanto, somos fruto da diferença. Embora pertençamos à mesma espécie, aspectos étnicos culturais nos diferenciam uns dos outros. Dificilmente iremos concordar com todas as manifestações culturais a que seremos expostos, porém temos de respeitar a todas, o que só acontecerá com a educação e com a civilização do indivíduo.”
A opção pelo pensamento de Darwin determinou o ponto de vista do candidato e demonstrou bom uso de bom repertório. Abordar “o convívio com a diferença” pelo “evolucionismo” determina opção clara do candidato pelo raciocínio científico.
2Hipótese e tese
Um dos bons exercícios de redação durante o período de estudos para os exames é o levantamento de hipóteses.