Passo a passo desidratação de cuso4
2. Depois de realizada a redução granulométrica, transporta-se a substância para o cadinho e, através do bico de Bunsen, a substância é aquecida. O objetivo dessa etapa é a completa remoção da água da substância. À medida que o tempo passa, a água fica concentrada na parte superior e, então, evapora.
CuSO4.5H2O CuSO4
3. Depois de remover a água, transporta-se o Sulfato de Cobre anidro para um copo de vidro e adiciona-se água até a dissolução completa. Ao adicionar água ao sal, separa-se os seus íons Cu+2 e SO4 -2.
CuSO4 H2O Cu+2 + SO4 -2
4. Adiciona-se hidróxido de sódio (NaOH) com o objetivo de formar hidróxido de cobre II. Ocorre uma reação de dupla troca entre as substâncias, caracterizada pela formação de um precipitado azul ao final do processo.
CuSO4 + NaOH Cu(OH)2 + Na2SO4
5. Com o aquecimento do copo contendo o hidróxido de cobre II, forma-se um precipitado preto, que vem a ser o óxido cúprico (óxido de cobre II).
Cu(OH)2 ∆ CuO + H2O
6. Após esperar a substância esfriar em temperatura ambiente, realiza-se a filtração do óxido cúprico. Nessa etapa, a água passa pelo filtro e o CuO sólido permanece no filtro.
7. Transfere-se a parte sólida que permaneceu no filtro para um copo de vidro e adiciona-se H2SO4 diluído. Agita-se a solução com o objetivo de formar uma solução azul de CuSO4+ H2O.
CuO + H2SO4 CuSO4 +