Análise hipocrisia.
Conceito: É o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. Característica daquilo que não é honesto. Vício que consiste em aparentar uma virtude ou um sentimento inexistente.
Frases:
1. É mais fácil separar a água do vinho do que a hipocrisia da verdade no julgamento das ações humanas. /Carlos Malheiro Dias 2. O hipócrita que representa sempre o mesmo papel deixa enfim de ser hipócrita. /Nietzsche 3. "O hipócrita é um santo pintado; tem as mãos postas, mas não ora; o livro na mão, mas não lê; os olhos no chão, mas não se desestima." /Bernardes. 4. A sociedade vive num sistema hipócrita: todos querem sinceridade, mas ninguém luta por isso.
Dom Casmurro: 1. O personagem simula viagens e visitas à Capitu e ao filho. Ao regressar, expõe à sociedade que ambos estão bem, mas na realidade, não os vê. 2. Pela visão de Dom Casmurro, pode-se concluir que Capitu foi hipócrita à medida que dissimula um amor verdadeiro e forte pelo marido traído. 3. Hipocrisia nas relações burguesas. 4. José Dias se mostra médico mas, logo em seguida, confessa que não é. Porém, ao longo da obra, para não perder a admiração e autoridade na família (principalmente por D. Glória), “expõe sua religiosidade”. “Note que é só para fazer mal, porque ele é tão religioso como este lampião”. 5. No cap. 16, há uma crítica ao status social e ao dinheiro, ambos considerados efêmeros. Pádua aceita e considera relevante todas as afirmações e pedidos feitos por D. Glória; se interessa pelo casamento de sua filha e Bento, concluindo que seu desejo era que sua família ascendesse socialmente ao “unir-se” aos seus vizinhos. Nota-se que sua vida foi sempre movida pelo dinheiro: ao ganhar na loteria e ao se tornar administrador interino, usa seu dinheiro com coisas supérfluas. 6. Cap. 35: O protonotário apostólico. Título sem poder! “Não impede que nos casos de maior formalidade, atos públicos, cartas