analises
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL ll
Análise do filme: OLGA – relacionando com o texto de: José Paulo Neto (OS PROJETOS DECISIVOS DOS PROTAGONISTAS HISTÓRICOS SOCIAS)
O Filme retrata a luta dos comunistas pelo socialismo, onde Olga Benário é uma revolucionaria comunista, obstinada em sua luta, que enfrentou a família, a hipocrisia da sociedade daquela época, e também os nazistas e o estado fascista brasileiro, disfarçado de bom moço, por uma idéia de igualdade e justiça social, e de luta contra a exploração capitalista.
Olga se destacou no partido comunista por sua determinação, e logo conhece Luis Carlos Prestes, que é um dos principais lideres comunistas no Brasil, onde começa a ter uma relação amorosa. E passam a viver escondidos do Governo de Getúlio Vargas que nesse momento simpatizava com a ditadura de Adolf Hitler. E nesse mesmo período de 1935 Olga engravida de Prestes, e o movimento revolucionário é derrotado pelas forças de Vargas. E logo Olga foi deportada para a Alemanha, e assim sendo vitima da dominação, da tirania política de Hitler. Após anos de prisão em campos de concentração, e de varias tentativas públicas de liberta-lá, Olga foi morta na câmara de gás.
Relacionando a luta de Olga Benário a José Paulo Neto, percebe-se que ambos tem os mesmo ideais, onde ele considera a sociedade burguesa contraditória, pois a sociedade pregava uma coisa e praticava outra, não aceitava a hipocrisia da burguesia, pois para eles a luta de Olga não teve importância. E também não esquecendo que assim como ela, ele colocava a igualdade e a justiça social acima de tudo.
Jose Paulo Neto deixa claro que parasitismo não é vida , odeia as indiferenças sócias, e não ver as historias passadas como peso morto.