Passo em L no Step
(6 de Novembro de 2010)
1. Resumo
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Biomecânica das Actividades Desportivas, inserida na licenciatura em Condição Física e Saúde no Desporto pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O objectivo do estudo foi investigar o nível de desempenho do Passo em L no step através da análise qualitativa dessa tarefa motora.
A tarefa motora em estudo, o Passo em L no step, que consiste em: o pé esquerdo sobe para o step, elevação do joelho direito, apoio do pé direito no chão e de seguida o apoio do pé esquerdo. Pé esquerdo sobe para o step, elevação do joelho direito, descida da perna direita e depois da esquerda.
Este Passo é efectuado com aproximação pela frente. O Passo em L no step possui duas fases: A primeira fase (recepção na plataforma ou subida) inicia-se com a elevação do membro inferior direito, fazendo a flexão da coxa e pousando o pé, na sua totalidade, em cima do step. De seguida, fazemos a flexão da coxa da perna esquerda até um ângulo de aproximadamente 90º e deslocamo-nos lateralmente para o lado direito apoiando o pé direito no chão e seguidamente o pé esquerdo, ficando com as duas pernas em extensão. A segunda fase (recepção ao solo ou descida) é o retorno do pé esquerdo ao step consequente com a flexão do joelho do membro inferior direito. De seguida a próxima etapa é a Saída do step, que consiste em apoiar no chão o pé direito, seguido do pé esquerdo terminando assim o movimento. (quando o 1º apoio está a pousar no chão o outro ainda está no step, só depois fazendo a transferência do 2º apoio para o chão)
Após pesquisa, encontrámos dois estudos que decidimos analisar devido à relação destes com o nosso. O primeiro estudo: Análise Cinemática do membro inferior no step a 135 e 140 batidas por minuto. O objectivo deste estudo foi verificar de que forma a influência da