Step
O step pratica-se subindo e descendo o banco de step e executando simultaneamente movimentos de braços, com ou sem halteres. À medida que a resistência aumenta, a plataforma de step é elevada e as coreografias e ritmos das aulas tornam-se mais complexos. Ela é uma disciplina cardiovascular muito intensa, que implica um progressivo aumento da capacidade cardiovascular e respiratória. É uma das atividades ideais para quem pretende perder peso.
A modalidade tem mesmo milhares de fãs, principalmente por auxiliar na definição dos músculos da coxa e panturrilha.
O step é uma das modalidades da ginástica mais antigas e populares nas academias. Envolve música e exercícios coreografados, o que se torna uma maneira divertida de ficar em forma. Um segmento que pode ser uma solução para aqueles que não querem manter uma vida sedentária, mas também não se adaptam a exercícios monótonos com séries repetitivas como os praticados nos aparelhos de musculação, por exemplo.
O step surgiu graças a uma contusão. Em 1986 a professora Gim Miler sofreu uma lesão e foi recomendada pelo seu fisioterapeuta a ficar subindo e descendo um banquinho de madeira para reforçar os músculos da coxa. Essa atividade é similar à tarefa de subir e descer escadas. A professora achou entediante aquele sobe e desce e começou a combinar, por meio da sua criatividade, movimentos de