Passo 1 atps
Já, coerção, emoção e raciocínio lógico são considerados conceitos “desleais” ou “manipulatórios”.
Steele, Murphy e Russill http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/negociacao-conceitos-basicos/34487/ Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.
Luiz Augusto Costacurta Junqueira, Vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC): http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/negociacao-conceitos-basicos/34487/ O ato de negociar pode dizer respeito a uma discussão familiar, a um contrato que envolva relação comercial duradoura ou pode objetivar obter-se um tratado de paz entre nações: não importa sua abrangência. No nosso cotidiano estamos sempre negociando posições que podem envolver cifras, valores ou posições. Estas cifras podem ser objetivamente financeiras ou, por outro lado, ideológicas, de interesses outros que não puramente de valor monetário. Há, porém, anteriormente aos interesses envolvidos em cada discussão, uma base onde tudo acontece: trata-se das condições de mercado, que é o cenário onde atuamos. Estas condições são a base de toda a negociação, não importando se ela envolve valores monetários ou apenas interesses pessoais de outra ordem.
Jorge Alexandre Vanin http://www.ebah.com.br/content/ABAAABvuUAF/livro-processo-negociacao “É o processo de tomada de decisões em conjunto. É a comunicação, direta ou tácita, entre indivíduos que tentam estabelecer um acordo para