Composto promocional
Existe uma infinidade de conceitos de marketing. Ao ler qualquer livro sobre o assunto, você irá encontrar uma definição específica, mas, normalmente, os autores concordam na essência do conceito: o foco no mercado consumidor.
KOTLER (1994), um dos mais respeitados autores na área, afirma que "a chave para atingir as metas organizacionais consiste em determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e oferecer as satisfações desejadas de forma mais eficaz e eficiente do que os concorrentes".
A preocupação com o cliente, o mercado-alvo, o consumidor é um dos focos permanentes do marketing. Um conceito bastante simples, mas o mesmo tempo abrangente, diz que o marketing está voltado à conquista e retenção de clientes.
Vivemos num mundo dinâmico e cada vez mais competitivo. Fenômenos como a globalização, ao mesmo tempo em que criam novas oportunidades de mercado, permite que o consumidor possa escolher entre diversas marcas de produtos, nacionais e importados.
Quando se fala em composto promocional, antes de tudo, fala-se de comunicação.
Também conhecido como Composto de Comunicação de Marketing ou, simplesmente, como Promoção, o Composto Promocional, segundo KOTLER (1994) consiste em cinco importantes ferramentas: Propaganda: qualquer forma paga de apresentação impessoal e de promoção de ideias ou serviços por um patrocinador identificado. Marketing direto: uso de correio, telefone e outras ferramentas de contato impessoal para comunicar ou solicitar resposta de consumidores ativos e potenciais específicos. Promoção de vendas: incentivos em curto prazo para encorajar a experimentação ou compra de um produto ou serviço. Relações públicas e publicidade: uma variedade de programas preparados para promover e/ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos