Passeio
Essa imagem está mostrando todas as organelas presentes na célula, e mostrando os detalhes do núcleo.
As mitocôndrias: Possuem 2 membranas, e tem como função a respiração celular, no qual tem duas principais etapas, o clico de Krebs e a cadeia respiratória.
Ribossomos: Originam-se do nucléolo, e possuem duas subunidades, sendo uma maior e outra menor, a função dos ribossomos é a síntese proteica.
Rético endoplasmático (RE) : É um sistema de sáculos e canalículos interligados, que compreendem dois sistemas, o reticulo endoplasmático granuloso (RER) e reticulo endoplasmático liso (REL). As funções do reticulo são: síntese, armazenamento, transporte e detoxicação.
Complexo de golgi : São constituídos por uma pilha de vesículas achatadas, cisternas das quais brotam vesículas esféricas. Tais estruturas são limitadas por membranas lipoproteicas.
As funções são secreção, síntese de polissacarídeos, formação do acrossomo, e formação do lisossomos
Citoesqueleto: São formados por uma rede intricada de filamentos de três tipos: microfilamentos, filamentos intermediários e microtúbulos.
Lisossomos: Apresentam uma membrana lipoproteica envolvendo enzimas digestoras, e atuam na digestão intracelular
Peroxissomos: São revestidos por uma membrana lipoproteica, apresentam enzimas, sendo a mais típica a catalase. Os peroxissomos são formados no reticulo endoplasmático rugoso.
O peroxissomo transforma o H202 que é toxico pra célula, em atóxico.
Membrana Plasmática: Estrutura que envolve o citoplasma, formada por lipídios e proteínas lembrando um Mosaico Fluído. Funções: Possui uma Permeabilidade Seletiva, regula trocas de substâncias por transporte Passivo ou Ativo. Captura substâncias por Fagocitose ou pinocitose.
Centríolo: Microtúbulos Cilíndricos Perpendiculares. Funções: Atuam na divisão celular.
Nucléolo - Produção dos componentes ribossômicos
Núcleo - Conservar e transmitir à informação genética na reprodução