parãmetros de atuação do assistente social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – PÓLO ANANINDEUA
DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL
JEANE DE LIMA MIRANDA - RA: 8528971800
“ANALISE COMPARATIVA ENTRE OS PARÂMETROS DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL DA DÉCADA DE 1980 E OS PARÂMETROS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL CONTEMPORÂNEO”.
Tutores EAD: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes e Mª Clotilde Bastos
Ananindeua/Pará
Setembro/2014
REFLETIR SOBRE AS FORMAS DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL COMPREENDENDO A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO HISTÓRICO NO FORTALECIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO.
A consolidação do Assistente Social como profissão, por meio do acesso ao conhecimento científico, tecnologias da comunicação e da informação, são essenciais para esta profissão. Além disso, está interligada diretamente a capacidade de identificar os problemas sociais de forma crítica, numa perspectiva da totalidade, estudá-los autonomamente, participar e responder ao grande debate ético e político da sociedade brasileira (NOBRE, 2014).
Assim, para agraciar o presente desafio, buscou-se uma importante reflexão sobre os relatos das Assistentes Sociais mencionadas no desafio de Nobre (2014) “Desafio Profissional de Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social I e Formação Social, econômica e política do Brasil”, no qual são descritos dois contextos históricos diferentes, destacando os momentos que influenciaram na formação, bem como, na atuação profissional individualmente.
De acordo com a primeira situação, Gisele é uma Assistente Social formada na década de 1980, período este em que o Brasil passava por importantes transformações, decorrente do processo de redemocratização da sociedade, foram momentos marcados por uma intensa participação popular, onde multidões ganharam as ruas após muitos anos