Direto do Professor
A educação começa pela cidadania.
Em favor dos direitos dos professores há mais do que um beneficiário. A qualidade do ensino nunca estará separada dos direitos dos educadores.
Consulte o ranking salarial dos professores (fonte: sinpro-SP) divulgado pela Folha de São Paulo (PDF)
Calculadora básica de salários de professores calcule seu sálário aqui
Caros Colegas Professor e Professora:
A seguir estou expondo meus resumos de pesquisas extra-oficiais sobre nossos sagrados direitos. Lutar pelo SEU direito é lutar pelo direito de TODOS porque as regras, como devem ser, são as LEIS, são as NORMAS COLETIVAS e etc.
Enfim, seus Direitos começam a partir desses apontamentos, mas não terminam nestes magros resumos. Existem casos especiais e que podem exigir um esclarecimento mais profundo - que sai do objetivo da textilha de agora.
Tomei o cuidado de reduzir os apontamentos aos mais básicos e menos polêmicos, ou seja, essenciais.
Consulte o Sinpro de sua região e a sua Norma Coletiva para uma análise mais profunda. Ou um Advogado em caso de dúvidas mais específicas.
Alguns Direitos Individuais
Admissão no Emprego
Na admissão peça ao empregador a relação de documentos exigidos. Providencie-os sempre com cópia, protocolando a entrega.
Não aceite trabalhar sem registro ou receber salário fora do recibo. Registro do Emprego na Carteira de Trabalho
O registro na Carteira de Trabalho é fundamental, pois ele é a maior prova da condição do professor como empregado e, como tal, portador de direitos trabalhistas e previdenciários.
A não-anotação do emprego dos trabalhadores na Carteira de Trabalho gera a aplicação de multas elevadas que são aplicadas pelo Ministério do Trabalho, através de suas Delegacias Regionais (DRT).
No caso do SINPRO-SP a escola é obrigada a PAGAR EM DOBRO, em favor do professor, cada dia sem registro, de acordo com Convenção Coletiva relativa.
Qualquer professor que tenha conhecimento da ausência de