URBANIZAÇÃO
Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo-cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
Em termos de área territorial, no mundo atual, o espaço rural é bem mais amplo do que o espaço urbano. Isso ocorre porque o primeiro exige um maior espaço para as práticas nele desenvolvidas, como a agropecuária (espaço agrário), o extrativismo mineral e vegetal, além da delimitação de áreas de preservação ambiental e florestas em geral.
No entanto, em termos populacionais e em atividades produtivas no contexto econômico e capitalista, a cidade, atualmente, vem se sobrepondo ao campo. Observe o gráfico abaixo:
Crescimento da população mundial segundo a ONU. Os dados pós-2010 são apenas projeções¹
A urbanização é estudada por várias ciências, como a sociologia, a geografia e a antropologia, e as disciplinas que procuram entender, regular, desenhar e planejar os processos de urbanização são o urbanismo, o planejamento urbano, o planejamento da paisagem, o desenho urbano, a geografia, entre outras.
A industrialização do século XIX provocou um rápido crescimento das cidades, com o resultado de grandes aglomerações de habitações em péssimas condições, problemas de abastecimento, zonas insalubres e dificuldade de trânsito. O aumento do tráfego e a instalação de indústrias provocam assim uma contaminação crescente do meio.
O processo de urbanização deu lugar à origem de grandes cidades, que perderam os limites precisos entre elas. Por exemplo, na região do Ruhr, na Alemanha, onde as cidades se encontram contíguas sem espaços de separação. Deste modo se esbateram as fronteiras entre a cidade e o campo.
Urbanização pode ser também o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural, e só ocorre urbanização quando o crescimento da população