Parâmetros de soldagem
FUSÃO, COM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DA MACRO E MICROESTRUTURA (*)
Luiz Gimenes Jr. (**), Marcos Antonio Tremonti (**)
RESUMO
Este trabalho é uma revisão bibliográfica da característica da estrutura granular da zona de fusão de solda pelo processo GTAW ( Gas Tungsten Arc
Welding ), e suas implicações de ordem metalúrgica, baseado em capítulo de livro de autoria de Kuo, onde foi utilizado como metal de base uma liga fundida de alumínio com adição de 4,5% de cobre, avaliando-se a influência dos parâmetros de soldagem tais com velocidade e corrente de soldagem no crescimento epitaxial e as implicações na formação do perfil da poça de fusão, tipo gota e outro tipo elíptico, através de constatação macro e microscópica das estruturas.
1. INTRODUÇÃO
1.1. Classificação e Características do Alumínio e
Suas Ligas
O alumínio e suas ligas pertencem a classe das chamadas ligas leves, devido ao seu baixo peso específico, tem em geral, boa resistência mecânica, aliadas as propriedades de resistência a corrosão e condutibilidade elétrica. Seu emprego engloba setores da indústria química, elétrica, bem como os campos de arquitetura, transportes, aeronáutica e armazenagens de diferentes produtos.
Sob o aspecto de obtenção, as ligas de alumínio podem ser classificadas, em ligas fundidas e produtos acabados ou então como ligas termicamente tratáveis ou não, do ponto de vista do seu tratamento térmico.
De acordo com os elementos básicos de sua composição química, as ligas de alumínio são classificadas segundo sete tipos, a saber: alumínio puro; Al - Cu , Al - Mn, Al - Si, Al - Mg, Al - Mg Si e Al - Zn.
Ligas de alumínio não - tratáveis termicamente são aquelas cujas propriedades mecânicas podem ser obtidas por meio de um encruamento a frio, enquanto que as ligas termicamente tratáveis conseguem as suas propriedades através de uma tempera seguida de um revenido. E necessário esclarecer que o