Documentos da soldagem
1 - DEFINIÇÕES
1.1 - Especificação de Procedimento de Soldagem
Documento que determina os limites para o conjunto de variáveis e condições de um procedimento de soldagem, que devem ser seguidos na sua execução. A Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS) é um documento preparado para fornecer aos soldadores e operadores de soldagem as diretrizes para a produção de soldas. Para atingir o seu objetivo, deve conter detalhadamente todos os parâmetros e condições da operação de soldagem.
1.2 - Registro da Qualificação do Procedimento de Soldagem
Documento que aprova a qualificação do procedimento de soldagem, registrando os dados de execução da solda da peça de teste, além dos resultados dos ensaios requeridos.
A qualificação do procedimento de soldagem é feita observando todos os parâmetros e condições estabelecidas na EPS, seguida de ensaios e exame da chapa ou tubo de teste. Os parâmetros principais da operação de soldagem e os resultados dos ensaios e exames são registrados em formulário denominado Registro da Qualificação de Procedimento de Soldagem
1.3 - Instruções de Execução e Inspeção da Soldagem
Este documento técnico é elaborado para cada um dos componentes do equipamentos.
Deve conter, para cada junta a ser soldada, os parâmetros principais dos procedimentos de soldagem qualificados e a indicação dos exames e ensaios exigidos.
Por suas características, é um instrumento de uso diário do Inspetor, para o controle da execução e inspeção da soldagem.
Este documento é elaborado a partir dos desenhos de fabricação e montagem dos equipamentos, procedimentos de soldagem qualificados e requisitos das normas técnicas aplicáveis. Ele é composto basicamente de três partes:
Parte 1 - Desenho do equipamento com a identificação de todas as juntas a serem soldadas.
Parte 2 - Parâmetros principais da operação de soldagem, obtidos nos procedimentos de soldagem da executante qualificados, para cada junta a ser