Estudo da influência da velocidade de soldagem na dimensão os catetos da solda
Henrique costa Silva – henriquecosta_77@hotmail.com
Rafael dos Santos Gonçalves – rafa.goncalvess@gmail.com
1.0
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de analisar a influencia da velocidade de soldagem no perfil de um filete de solda, executado em junta em ângulo
(90º entre si). O processo de soldagem que utilizaremos será GMAW, com utilização de arame sólido, alguns parâmetros serão fixados para que não interfiram diretamente nos resultados, pois o foco dos testes está na variação da velocidade de soldagem.
As analises serão baseadas nos testes executados, na analise do perfil do cordão de solda iremos mensurar apenas os catetos, garganta e a penetração da solda, o tamanho da ZTA não será levado em consideração. 2.0
Processo de soldagem
O processo de soldagem GMAW - Gas Metal Arc Welding ou MIG/MAG, como também é conhecido, tem como princípio de funcionamento a utilização de um arco elétrico para aquecer a superfície a ser soldada e um eletrodo metálico alimentado continuamente. O calor gerado pelo arco funde a ponta do eletrodo e a superfície do metal de base para formar a poça de fusão, a qual é protegida dos efeitos nocivos do ar atmosférico, por intermédio de um gás de proteção, proveniente de uma fonte externa. A figura abaixo demonstra este processo.
Figura 1. Processo de soldagem GMAW
3.0
Variáveis do Processo.
O Processo de soldagem GMAW possui diversas variáveis que podem interferir direta ou indiretamente no perfil, acabamento e até nas propriedades mecânicas do cordão de solda, cada uma das variáveis pode ser controlada separadamente, porem todas elas estão interligadas.
As principais variáveis deste processo são:
Correte, tensão, velocidade de soldagem, velocidade de alimentação, polaridade, stick-out, gás de proteção.
3.1
Corrente
Este parâmetro de soldagem interfere diretamente no perfil do cordão e na
taxa