Parâmetros Curriculares Nacionais - Artes visuais
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ARTES VISUAIS
Resenha apresentada à disciplina de Didática II, ministrada pelo Prof. Me. Antonio Carlos Seizer, no 5º semestre do curso de Pedagogia, na Universidade Católica Dom Bosco, como exigência parcial da nota.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
CAMPO GRANDE – MS
JUNHO/ 2014
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para o ensino. Propicia critérios à elaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função do desenvolvimento da criança. Os PCN expressam o empenho em criar novos laços entre ensino e sociedade. Os PCN não são uma coleção de regras e sim, um pilar para a transformação de objetivos, conteúdo e didática do ensino.
O documento valoriza principalmente o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil, o acesso das crianças aos bens socioculturais, a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. A escola tem papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.
Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas adquiridas em situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos. Essas aprendizagens ocorrem de maneira