Partido Político
1. Nome e sigla do partido
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados
Sigla: PSTU
2. Número eleitoral
16
3. Número de filiados
16.774
4. Posição no ranking de filiados
27°
5. Data da fundação
5 de Junho de 1994
6. Data de registro definitivo
19 de Dezembro de 1995
7. Presidente atual/Perfil do presidente do partido
José Maria de Almeida é o atual presidente do partido. Possui um perfil de luta e traz junto com seu partido, um programa de governo voltado aos trabalhadores, juventude, aposentados e a população pobre, com propostas que, de fato, representam uma mudança para o país.
8. Principais membros do partido
9. Espectro político atual e ideologia do partido
O PSTU é um partido formado por mulheres e homens comprometidos com a luta por um mundo mais justo e igualitário, um mundo socialista. Ao contrário dos demais partidos, o PSTU não prioriza as eleições, mas a ação direta como meio de transformar a realidade em que vivemos. É um partido composto por militantes que atuam no movimento sindical, estudantil e popular. Compõe a frente esquerda pois caracteriza-se pela oposição ao governo Lula/Dilma e é um partido que defende o socialismo, o fim da propriedade privada e o fim da exploração do homem, combatendo o capitalismo.
10. Principais bandeiras
Entre as principais bandeiras de luta e propostas do partido, estão a suspensão do pagamento da dívida estadual, a reforma agrária e o planejamento.
11. Número de cargos eletivos ocupados/Principais cargos ocupados
12. História do partido O partido foi fundado em congresso, unificando diferentes organizações, grupos e ativistas independentes. Funcionaram anteriormente como uma tendência interna do Partido dos Trabalhadores (PT) denominada Convergência Socialista. A CS considerava que esse partido não era mais uma alternativa estratégica para a construção de uma direção revolucionária no Brasil. E havia sido expulsa do Partido dos Trabalhadores em