Participação social na construção da cidadania
Luciene César de Lima²
Luciene_lima@live.com
Tiago Rocha e Vasconcelos² tiagorochapopular@gmail.com Antonia Nilene Portela³ nilene@hotmail.com.br Justificativa
O projeto que hora apresentamos surgiu através das reflexões sobre os problemas enfrentados em nossa sociedade, em especial da comunidade de Coreaú, no qual a escola estadual Flora de Queiroz Teles foi analisada quanto seu papel na formação de indivíduos críticos e através da observação e análise dos projetos existentes na mesma, pudemos constatar quão necessária é a construção da cidadania. Portanto, resolvemos promover discursões embasadas na mesma.
Sabendo que vivemos em sociedade e que temos direitos e deveres para cumprir e para serem respeitados. O projeto busca uma participação mais efetiva da vida em comunidade, pensando não só em si mesmo, mas também no bem-estar de todos e assim exercer a cidadania, mesmo com pequenas ações.
Os principais eixos temáticos da teia do Projeto são: Conceitos de cidadania, cidadania na Grécia antiga, Democracia, Comunidade, Diversidade, Direitos e Deveres.
Os temas abordados no projeto buscam a formação dos cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com o meio que vive, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade.
Portanto este trabalho justifica-se em promover debates e conscientizar alunos do ensino médio das escolas públicas da importância de se desenvolver a cidadania com coerência na sociedade, conhecendo e exercendo o seu papel de cidadão de forma crítica. A universidade como formadora de cidadãos tem a função de antecipar e provocar sua comunidade de maneira consciente sobre os valores que o cidadão precisa possuir no cumprimento dos seus deveres, para usufruir de seus direitos perante a sociedade com respeito e compromisso de todos.
Diante à isso, entendemos que deve haver sempre, oportunidades para que nossos jovens possam conhecer e