PARTE I djalma
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“O Planejamento é a mais relevante e cerebral atividade do homem. A capacidade de planejar torna o homem único no reino animal”.
É o processo de desenvolvimento e manutenção de uma referência estratégica entre os objetivos e capacidades da empresa e as mudanças de suas oportunidades no mercado . O processo de planejar envolve , portanto , um modo de pensar; e um salutar modo de pensar envolve indagações; e indagações envolvem questionamentos sobre o que fazer , como , quando , quanto , para quem , porque , por quem e onde .
Toda atividade de planejamento nas empresas , por sua natureza , deverá resultar de decisões presentes , tomadas a partir do exame do impacto das mesmas no futuro , o que lhe proporciona uma dimensão temporal de alto significado . - A atividade de planejamento é complexa em decorrência de sua própria natureza .
Sem a preocupação de estabelecer todas as características básicas da função planejamento como um processo contínuo , apresentam-se , a seguir , alguns dos principais aspectos : a ) O planejamento não diz respeito a decisões futuras , mas às implicações futuras de decisões presentes ( Drucker , 1962 : 131 ) ; b ) O planejamento não é um ato isolado; c ) O processo de planejamento é muito mais importante que seu resultado final. O resultado final é o plano , sendo que este deve ser desenvolvido “pela” empresa e não “para a empresa”
FILOSOFIAS DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
De acordo com Ackoff (1974:4), existem três tipos de filosofias de Planejamento de
Estratégias Empresariais dominantes. A maioria dos processos de planejamento envolve uma mistura de três tipos, embora possa haver predominância de um deles.
- E considerado como planejamento mínimo .
- O processo de planejamento estima através do consenso entre os centros de poder , objetivos qualitativos e quantitativos possíveis de serem atingidos.
- Na filosofia da satisfação , para minimizar os conflitos e consequentes resistências , são limitados os