parte historica paises africanos
Localizado no continente africano, Ruanda possui um território montanhoso e sem saída para o mar.
Os hutus e tutsis são povos bantus que provavelmente se instalaram na região durante a expansão bantu. Os tutsis e os hutus, de duas etnias diferentes, formam ainda hoje a maioria da população de Ruanda, sendo os tutsis mais claros que os hutus. Essa simples diferença é responsável por centenas de conflitos e por uma desigualdade social assustadora, onde os tutsis sempre prevaleceram. A partir do século XV, os tutsis passaram a dominar a sociedade através duma aristocracia que tinha à frente um rei, chamado de Mwami.
O processo de dominação alemã na região que atualmente corresponde a Ruanda teve início na segunda metade do século XIX, através de um tratado assinado em Bruxelas, onde Ruanda foi entregue à Alemanha (juntamente com o vizinho Burundi) em 1890, em troca de Uganda e da ilha de Heligoland. Com a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Bélgica assumiu o controle de Ruanda. Entretanto, com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), a Organização das Nações Unidas (ONU) ficou responsável pela administração do país africano.
Ruanda é um país marcado pelos conflitos entre dois grupos étnicos: hutus (90% da população) e tutsis (9%). Durante o processo de colonização feito pela Bélgica, os tutsis, mesmo sendo minoria, foram os escolhidos pelo poder colonial para governar o país enquanto aos hutus foram destinados apenas os trabalhos braçais, sem direito a educação ou a melhores condições de vida e trabalho. A maioria hutu ficou excluída do processo socioeconômico. No entanto, em 1959, os hutus se revoltaram com a condição em que estavam e assumiram o poder em 1961. Esse fato proporcionou o início da perseguição aos tutsis pelos hutus mais radicais, que desejavam exterminar a outra etnia. . A independência nacional só foi conquistada em 1 de julho de 1962.
Apesar dos conflitos periódicos entre tutsis e hutus estes estavam em paz e