Parte Experimental pH
1. Construção de uma escala de cores para determinar os valores de pH No processo um, fez-se uso de: nove tubos de ensaio; uma estante de tubos de ensaio; uma proveta de 25 ml; uma rolha; indicador misto Yamada e 9 soluções tampão com pH de 3 a 11. 1.1 Lavou-se todos os instrumentos a serem utilizados no experimento, passando, por último, água destilada neles para uma melhor limpeza; 1.2 Enumerou-se os tubos de acordo com o pH, de 3 a 11; 1.3 Com a ajuda da proveta, colocou-se 5 ml de solução tampão em cada tubo de acordo com o valor de pH indicado pela numeração dos mesmos*; 1.4 Adicionou-se 5 gotas de indicador misto Yamada em cada tudo; 1.5 Tampou-se cada tubo com a rolha para misturar mais rapidamente a solução com o indicador; 1.6 Repetiu-se a etapa 1.1.
2. Soluções-teste com o indicador misto de Yamada No processo dois, fez-se uso de: quatro tubos de ensaio; uma estante de tubos de ensaio; uma proveta de 25 ml; uma rolha; indicador misto de Yamada; solução de NH4Cl (1) de 0,1 mol/L; solução de NaHCO3 de 0,1 mol/L; solução de H3CCOOH de 0,1 mol/L e solução de Na2CO3 de 0,1 mol/L. 2.1 Enumerou-se os quatro tubos ; 2.2 Com a ajuda proveta, colocou-se 5 ml de solução em cada tubo *; 2.3 Adicionou-se 5 gotas de indicador misto de Yamada em cada tubo; 2.4 Repetiu-se a etapa 1.5; 2.5 Comparou-se as cores obtidas nas soluções com a escala de cores preparada na etapa um; 2.6 Repetiu-se a etapa 1.1.
3. Entalpia de Neutralização No processo três, fez-se uso de: quatro tubos de ensaio; uma estante de tubos de ensaio; uma proveta de 25 ml; uma rolha; indicador