farmacia
O Processo de Desenvolvimento de Produtos é um dos processos mais importantes
E vitais para o negócio de uma empresa, pois é por meio dele que a empresa é capaz de criar novos produtos mais competitivos e em menor tempo com a finalidade de atender à constante evolução do mercado.
De fato, muitas empresas usam a abordagem de desenvolvimento de produto e processo em que os elementos críticos da estratégia – um plano para tecnologia e um plano para produto/mercado - são somente relacionados em projetos individuais. Esta abordagem é denominada de Abordagem Convencional para Desenvolvimento de Projetos e suas maiores fraquezas são discutidas por CLARK e WHEELWRIGHT (1993).
Esta abordagem Convencional para DP (Desenvolvimento de Produtos) apresenta alguns problemas mencionados pelos autores, porém merece destaque a falha da alta administração em planejar uma vantagem para fornecer os requisitos de habilidades e recursos para definir um projeto ou uma proposta apropriada e em integrar um projeto de desenvolvimento com as outras estratégias básicas.
Vale ressaltar que a estratégia para tecnologia e para produto/mercado fornece orientação e direção dos esforços de desenvolvimento. Porém, para assegurar a consistência e coerência entre as estratégias, a empresa deve definir suas metas e objetivos básicos de desenvolvimento.
Inovação e desenvolvimento de produtos na estratégia das empresas
De uma forma ampla, deve-se considerar inovação em uma empresa não somente as inovações com base tecnológica, mas também as de qualquer outro tipo, como inovações em marketing, distribuição, em processos administrativos e organizacionais que ajudem a obter vantagens competitivas. O importante é que o processo de inovação dentro de uma empresa não pode estar separado do seu contexto estratégico e competitivo (PORTER, 1990 apud MONTANA, 2001). Para Fleury (1999), as mudanças nas