Parte Escrita INTESTINO DELGADO
O intestino delgado é uma parte do tubo digestivo, de aproximadamente 6m de comprimento e 4 cm de diâmetro que começa no estômago e vai até o intestino grosso dividindo-se em três partes: Duodeno, jejuno e íleo
ESTRUTURA
MUCOSA: É a camada mais interna e tem a função de secretar o muco e enzimas endopeptidases.
SUBMUCOSA: Camada espessa com tecido conjuntivo frouxo altamente inervada com nervos, glândulas, vasos sanguíneos e linfáticos.
MUSCULAR: 3 estratos de músculos lisos dispostos de maneira obliqua, circular e longitudinal.
SEROSA: Função de proteção externa ao órgão. Secreta um fluido seroso para lubrificar os órgãos internos do abdômen.
.
O duodeno é a primeira porção, proximal, do intestino delgado, que se estende do piloro (gastroduodenal) ao jejuno. Nessa parte realiza-se a digestão do quimo (transformação do bolo alimentar no estômago) pela ação do suco entérico que contém enzimas, como aenteroquinase, hormónios como a secretina, estimulando a secreção de suco pancreático e bile. Estas substâncias vão processar quimicamente as proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas e todas as substâncias ingeridas e necessárias ao metabolismo energético. Pela ação do suco entérico e dos movimentos peristálticos, o quimo é transformado em quilo.
O jejuno e o íleo constituem a porção mesentérica e móvel do intestino delgado. Começa ao nível da flexura duodeno-jejunal e termina ao nível da fossa ilíaca direita, onde se estabelece a continuidade com o intestino grosso.
A absorção dos nutrientes ocorre nesta região. Os nutrientes são absorvidos pelo sangue e passam para o fígado para serem distribuídos a todo organismo. Os produtos da digestão de gorduras não passam pelo fígado, sendo jogados diretamente na corrente sangüínea.
Circulação
A circulação esplâncnica é formada pelo vaso do sistema gastrointestinal. Todo sangue que passa pelo intestino dirigi-se imediatamente para o fígado através da veia porta hepática.
PATOLOGIA
Duodenite