Parte Escrita De EDO
Lucas Guimarães Mirachi
Lucas Rodrigues Tavares
Marcelo Moura Moreira
Matheus Queiroz Pinto
Pedro Antonio Fagundes
Renam Quintão Batista
Tiago Augusto de Lima
PROJETO PRÁTICO - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS
ANÁLISE MATEMÁTICA DO MOVIMENTO DE UM SISTEMA MASSA MOLA
BELO HORIZONTE
2015
SÚMARIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 2
3. MATERIAIS UTILIZADOS 3
4. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO 4
5. RESULTADOS 5
6. MEMORIAL DE CÁLCULO 5
7. ANÁLISE DOS RESULTADOS 10
8. CONCLUSÃO 10
1. INTRODUÇÃO
O experimento visa, através de testes estabelecer a constante de amortecimento do ar; além de estabelecer um PVI, registrar em vídeo o movimento, calcular a equação que descreve esse movimento e comparar os resultados.
Através da Segunda Lei de Newton e da Lei de Hooke, é possível obter equações que viabilizam a análise do movimento oscilatório realizado por um corpo. Quando a força submetida a esse corpo é proporcional ao deslocamento referente à uma posição de equilíbrio, dizemos que este corpo realiza um Movimento Harmônico Simples (MHS), o qual pode ocorrer tanto na vertical quanto na horizontal.
Ao final desta atividade, espera-se constatar que podemos calcular o valor da constante do ar através da lei de Hooke e também por meio da equação diferencial de oscilação da mola, onde obteremos, respectivamente, valores consideravelmente aproximados.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Esse tipo de modelagem de um sistema massa-mola, possui relevância para a o estudo de fenômenos naturais, já que é usado como uma base para a aproximação de oscilações de pequenas amplitudes, de sistemas que originalmente se encontram em equilíbrio estável.
Dentro desse sistema, uma massa é acoplada na extremidade livre, e em seguida a mola é liberada lentamente até atingir uma posição de equilíbrio.
Segundo a lei de Hooke, a força elástica (Fel), oposta ao movimento, é uniforme em relação a deformação da mola. Essa força