parte dos slides
Os principais impactos ambientais relacionado com as fraldas descartáveis ocorrem durante o processo de fabricação e descarte final. No processo final de descarte em aterros sanitários, os resíduos de fraldas são compostos principalmente de matéria orgânica (polpa de celulose, fezes e urina) reunidos dentro da fração de lixo e descartados em depósitos de resíduos urbanos. Devido a sua composição e sua forma de descarte, as fraldas descartáveis são difíceis de degradar assim ajudando a acumulação.
Análise Microbiológica
- Viabilidade técnica ambiental positiva:
- Redução na quantidade de bactérias comparada com uma amostra de fraldas descartáveis utilizadas e contaminadas com fezes sem o tratamento no forno de micro-ondas.
- Entre 8 amostras analisadas, apenas 2 apresentaram a presença de bactérias, entretanto, pela forma como surgiram nos testes certamente ocorreu algum tipo de contaminação durante o preparo da experiência. - Melhoria na saúde pública.
Avaliação Econômica
Viabilidade econômica positiva:
- Compactação das fraldas com uma prensa hidráulica cuja a redução foi de 60% da densidade demográfica quando comparado às fraldas descartáveis trituradas e inteiras
- Diminuição da carga orgânica dos resíduos, ajudando no tratamento de chorume e diminuindo seu custo- beneficio.
- Ausência de emissão de efluentes de qualquer natureza, emissão de gases poluentes, contaminação do solo ou água, ou qualquer tipo de ruído.
Calculos demonstrativos:
- Volume da lata de metal: 3586,48 cm³
- Média comparativa do volume das