Parte 2 Briefing
São Paulo
2015
MUZZICYCLES
1. EMPRESA
a) Setor de atividade
A Muzzicycles atua no setor de bicicletas, porém com o diferencial sustentável. O setor de bicicletas no mercado interno brasileiro sobe diariamente e já é estimada uma bicicleta para cada três habitantes. Um mercado que tende a subir ainda mais com as construções das ciclovias e a situação cada vez mais caótica do trânsito.
b) Histórico
A Imaplast foi o ponto inicial de Juan Muzzi no ramo do plástico. Foi fundada em 1976, quando abriu a fábrica para produzir um de seus inventos: uma pomba de brinquedo baseada em um projeto de Leonardo da Vince, que foi inspirada em uma viagem que fez a Milão.
A Imaplast fabricava brinquedos, alguns deles ficaram bastante conhecidos, como a Molamania que virou febre em muitos locais. A empresa passou se especializar também em ferramentarias, projetos de peças industriais, injeção de tampas, lacres e afins, todos patenteados.
Em 1998, ano em que Muzzi produzia patinetes, atividade abandonada devido à invasão de artigos chineses, veio a ideia do quadro de plástico. Juan visitou uma fábrica de bicicletas e percebeu que a produção era muito difícil e arcaica, que haviam muitas pessoas trabalhando na solda de inúmeros componentes. Muzzi sempre trabalhou com materiais recicláveis e nunca se conformou com a imensa quantidade desses materiais desperdiçados no Brasil, então seu lado ecológico falou mais alto com o plano de utilizar plástico recuperado, em uma mistura de PET e outros componentes, criando assim a Muzzicyles, que inovou no conceito de sustentabilidade e é produzida praticamente como carro chefe da Imaplast até hoje.
c) Estrutura organizacional
Juan Muzzi possui 99% das ações da empresa e seu Filho Guilhermo Calabresse possui somente 1%.
d) Filosofia e política empresarial
A empresa tem a filosofia de não se associar a produtos e marcas que prejudicam a saúde física e mental humana.