CIVILIZA ES PR COLOMBIANAS
I - INTRODUÇÃO
Quando paramos para estudar a América, seus primeiros habitantes e suas culturas, normalmente nos lembramos somente dos Incas, Maias e Astecas. Civilizações mais estudadas e consequentemente mais difundidas. Pouco se fala, pelo menos fora dos meios acadêmicos nas demais civilizações, suas culturas, suas relações entre elas e com o meio, suas origens e seus declínios. Alguns estudiosos acreditam terem existido centenas delas. Muitas desapareceram sem deixar vestígios de suas existências, outras uniram suas culturas em conflitos ou em "tratados" de submissão. Apesar das grandes descobertas arqueológicas sabemos que a América pré-colombiana tem muito mais história do que nos foi oferecido até aqui.
Neste trabalho, apresentaremos um breve estudo sobre as teorias das chegadas dos primeiros habitantes da América e suas localizações, além dos dois grupos propostos: Olmecas e Toltecas.
II - A CHEGADA E AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Tal como um quebra-cabeças, a reconstituição histórica desses povos é extremamente dificultada pela falta de peças. Sabe-se que existiram, que chegaram, evoluíram e que se organizaram. Como em sua grande maioria não deixaram códigos de escrita, restando somente alguns materiais, como: templos, artefatos objetos manufaturados esculturas, seus próprios esqueletos, nem todos estudados com a profundidade necessária para um conhecimento mais amplo a respeito dos referidos povos e seu meio de vida. Os estudos arqueológicos e até mesmo antropológicos são muito recentes, somente no século XVIII os europeus foram despertados para o início desta busca, até então todo o esforço era no sentido de apagar as culturas aqui existentes, propagando aquilo que já conhecemos como: eurocentrismo (a cultura européia como o centro de tudo), escondendo os enormes massacres aqui ocorridos. Essas práticas na verdade contribuíram em muito para que até hoje nosso caminho seja de tão difícil acesso.
Mesmo de forma tendenciosa